05 agosto 2006

Música angolana


Com a excepção da RDP África, que só cobre a região da Grande Lisboa, pouco ou nenhuma música angolana se ouve na rádio portuguesa. É por isso que, depois de Waldemar Bastos, nenhum intérprete angolano se tornou conhecido do grande público em Portugal, apesar de o kuduro e a kizomba estarem a começar a ganhar alguma popularidade nos salões de baile deste país.

Confrontado com a lista de muitas dezenas de títulos que estão disponíveis para descarga no sítio Canal Angola, senti-me perplexo, pois praticamente não conheço nenhum deles. Dos intérpretes, tirando meia-dúzia, também quase nada sei. Dada a impossibilidade prática de ouvir as peças todas para poder seleccionar algumas delas, tive que arranjar um critério.

O critério que resolvi seguir foi o de escolher os nomes de alguns intépretes mais antigos, daqueles que já cantavam no tempo em que eu estive em Angola. Esses, pelo menos, sei quem são, como cantam e que tipo de música é que cantam.

Assim fiz. Do conjunto de peças existentes no sítio referido, acabei por escolher cinco, interpretadas por cinco cotas do "meu" tempo: um mambo cantado em quicongo e quatro sembas cantados em quimbundo. Sinto-me bastante satisfeito com a escolha que fiz. Os cotas não me desiludiram.

Dito isto, passo a referir os nomes dos cotas que seleccionei e as canções que interpretam:

Espero que a música agrade.

Comentários: 0

Enviar um comentário