02 maio 2010

Mon'ami


(Foto encontrada em Baobab)

Escutemos, neste Dia da Mãe, a canção angolana Mon'Ami (Filho Meu), interpretada por Lourdes van Dunem e pelo conjunto Ngola Ritmos, tal como foi apresentada perante as câmaras da RTP, em Lisboa, no ano de 1964.
Esta canção é o lamento de uma mãe que chora a morte de um filho. A sua letra, escrita em quimbundo, parece ser a seguinte:

Talenu ngo! O kituxi ki ngabange?
Talenu ngo! Maka mami ma jingongo!
Ngexile kya ni an'ami kiyadi.
Nzambi k'andale. Ngaxala ni umoxi.

Ngibanga kyebye?! Ngaxala ngoe ni umoxi!
Ngibanga kyebi? O kituxi ki ngabangye?!
Mona wambote wajimbirila.
Ngidila ngoe! Ngibanza ngoe! Ay, mon'ami!


Traduzida para português, ela diz mais ou menos o seguinte:

Vede só! Que pecado cometi?
Vede só! As minhas palavras de dor!
Já tive dois filhos meus.
Deus não quis. Fiquei com um.

O que faço?! Fiquei só com um!
O que faço? Que pecado cometi?!
Um filho lindo se perdeu.

Só choro! Só penso! Ai, filho meu!