18 fevereiro 2011

Rimas populares infantis


— Bom barqueiro, bom barqueiro,
deixa-me passar.
Tenho filhos pequeninos
p'ra acabar de criar.

— Passarás, passarás,
mas algum deixarás.
Se não for o da frente,
há-de ser o de trás.


Pico, pico, maçarico,
quem te deu tamanho bico?

Foi a pomba da balança,
deu um pulo e pôs-se em França.

Os cavalos a correr,
as meninas a aprender.

Qual será a mais bonita
que se há-de esconder?


Uma meia meia feita,
outra meia por fazer.
Diga lá, minha menina,
quantas meias vêm a ser.


Indo eu, indo eu
a caminho de Viseu,
encontrei o meu amor.
Ai Jesus, que lá vou eu!

Ó rezus truz truz,
Ó rezás trás trás.
Ó rezus truz truz,
Ó rezás trás trás.

Ora chega, chega, chega,
Ora afasta lá pr'a trás.
Ora chega, chega, chega,
Ora afasta lá pr'a trás.


— Ah, ah, ah,
minha Machadinha,
quem te pôs na roda
sabendo que és minha?

Sabendo que és minha,
também eu sou tua.
Salta Machadinha
p'ra o meio da rua.

— No meio da rua
não hei-de eu ficar.
Hei-de ir à roda
buscar o meu par.

— Escolha o par
que lhe agradar.
Um raminho de violetas
para acompanhar.


Era uma vez
um gato maltês.
Tocava piano
e falava francês.


Era uma vez.
Queres que te conte outra vez?


— Dez e dez?
— Vinte.
— Vai ao diabo que te pinte.

— Vinte e vinte?
— Quarenta.
— És o burro da minha ferramenta.


A batatinha quando nasce
deita a rama pelo chão.
As meninas que namoram
põem a mão no coração.


Ó Manel Tintim,
ó Manel Tintão,
pousa a canastrinha,
dá c'o cu no chão.


Fernandinho foi ao vinho,
entornou o copo pelo caminho.
Ai do copo, ai do vinho,
ai do cu do Fernandinho.


Dlim, dlão.
Cabeça de cão.
Menina bonita
não tem coração.


— Eu fui ao Jardim Celeste.
Giroflé giroflá.
Eu fui ao Jardim Celeste.
Giroflé flé flá.

— O que foste lá fazer?
Giroflé giroflá.
O que foste lá fazer?
Giroflé flé flá.

— Fui lá buscar uma ... (flor).
Giroflé giroflá.
Fui lá buscar uma ... (flor).
Giroflé flé flá.

— Para quem é essa ... (flor)?
Giroflé giroflá.
Para quem é essa ... (flor)?
Giroflé flé flá.

— É para a menina ... (nome).
Giroflé giroflá.
É para a menina ... (nome).
Giroflé flé flá.


Sebastião come tudo, tudo, tudo,
Sebastião come tudo sem colher.
Sebastião é um gordo barrigudo
e depois dá pancada na mulher.


Babona que estás no meio,
ó babona.
Estás feita uma toleirona,
ó babona.
Estás vendo o anel passar,
ó babona,
sem nunca o poderes achar,
ó babona.
Ele aí vai, ele aí vem,
ele por aqui passou,
passou, passou, passou...


A criada lá de cima
é feita de papelão.
Quando vai fazer a cama,
diz assim para o patrão:

— Sete e sete são catorze.
Com mais sete, vinte e um.
Tenho sete namorados
e não gosto de nenhum.

Comentários: 4

Anonymous Alice escreveu...

Que belo retorno à minha infância :)

19 fevereiro, 2011 23:52  
Anonymous Anónimo escreveu...

bom dia a todos
ate o mais guloso
criança que corre
chega a torre...
Torre dos sonhos
e dos doces
q dizem boa noite

15 outubro, 2012 21:27  
Anonymous Cristal escreveu...

amei lembrarmeu tempos se criança :)

15 outubro, 2012 21:29  
Anonymous Anónimo escreveu...

Março, Marçagão
De manhã Inverno
E de tarde Verão

04 maio, 2013 16:17  

Enviar um comentário