22 janeiro 2012

Oração do Anjo Custódio

Anjo Custódio, por Joan de Joanes (1523-1579), pintor renascentista espanhol

Espécie de diálogo entre o Diabo e a pessoa que está disposta a resistir-lhe:

Diabo: Custódio amigo, tu queres ser santo?

Pessoa:
Custódio sim, amigo não!
Quero sim pela graça de Deus,
e do divino Espírito Santo.

Diabo:
Hás-de dizer-me doze palavras ditas e retornadas. Quais (sic) delas é a primeira?

Pessoa:
A primeira é a casa santa de Jerusalém,
donde Cristo, senhor nosso, padeceu por nós, amen.

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas é a segunda?

Pessoa:
A segunda são as tabuinhas de Moisés
Donde (sic) Cristo, senhor nosso, pôs os seus divinos pés;
e a primeira (repete), etc.

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas é a terceira?

Pessoa:
A terceira são as três pessoas da Santíssima Trindade; e a segunda, etc. (repete 1ª e 2ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas é a quarta?

Pessoa:
A quarta são os quatro evangelistas; a terceira, etc. (repete a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas é a quinta?

Pessoa:
A quinta são as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; a quarta, etc. (repete a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas é a sexta?

Pessoa:
As seis são os seis celebrantes; a quinta, etc. (repete a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as sete?

Pessoa:
As sete são os sete pecados mortais; as seis, etc. (repete a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as oito?

Pessoa:
As oito são os oito coros de anjos; as sete, etc. (repete a 7ª, a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as nove?

Pessoa:
As nove são os nove meses de Nossa Senhora, que trouxe o seu amado filho no seu divino ventre; as oito são, etc. (repete a 8ª, a 7ª, a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as dez?

Pessoa:
As dez são os dez mandamentos; as nove, etc. (repete a 9ª, a 8ª, a 7ª, a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as onze?

Pessoa:
As onze são as onze mil virgens do Algarve (sic); as dez, etc. (repete a 10ª, a 9ª, a 8ª, a 7ª, a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as doze?

Pessoa:
As doze são os doze apóstolos; as onze, etc. (repete a 11ª, a 10ª, a 9ª, a 8ª, a 7ª, a 6ª, a 5ª, a 4ª, a 3ª, a 2ª e a 1ª).

Diabo:
Custódio, amigo meu, etc.

Pessoa:
Custódio sim, etc.

Diabo:
Hás-de dizer-me, etc. Quais delas são as treze?

Nossa Senhora respondeu:

Treze raios tem o Sol,
Treze raios tem a Lua;
Arrebenta Diabo,
Que esta alma é de Deus, não é tua!

Nota -- Esta oração também é eficaz contra as bruxas; apenas se começa a rezar tal oração as bruxas vêm ter com a pessoa e pedem-lhe que a acabe (Terra da Feira).

Dita por uma velha da Terra da Feira, in Contribuições para uma Mitologia Popular Portuguesa e Outros Escritos Etnográficos, de Consiglieri Pedroso. Comparar esta oração com uma outra, publicada no blogue Sexto Sentido, do Brasil.

Comentários: 0

Enviar um comentário