28 julho 2012

Música fresca e leve para os dias de praia

(Foto de autor desconhecido)

É verdade que, pelo menos em Portugal, agora é silly season durante o ano todo, mas eu ainda sou de um tempo em que a silly season se limitava ao verão; sou de um tempo em que havia as chamadas "músicas de verão", que eram umas músicas mais ligeiras do que as outras, chegando mesmo a ser completamente tontas, como era o caso dos divertidos Óculos de Sol, de Natércia Barreto.

Enfim, sou de um tempo em que as praias portuguesas eram percorridas de lés a lés por um senhor de barbas brancas, que chamava as crianças para junto de si com um apito e a quem davam o nome de Catitinha. Na minha ingenuidade infantil, eu pensava que o Catitinha era o próprio Pai Natal e que só não lhe chamavam Pai Natal porque não estávamos na época do Natal...

Resolvi hoje evocar esse tempo, propondo a escuta de um punhado de músicas de verão dos anos 50 e 60. Tentei acrescentar-lhes o Tarzan Boy, dos Baltimora, que foi a música de verão por excelência da década de 80, mas desisti da intenção, porque cheguei à conclusão de que esta canção contrasta demasiado com as outras, por ter uma batida muito mais pesada do que elas. Resolvi, por isso, acrescentar uma outra em sua substituição.

Acrescentei uma canção do Conjunto de António Mafra. Esta e algumas outras canções deste divertido e ingénuo conjunto de música popular portuguesa fazem-me vir à memória os tempos em que eu fazia praia em Lavadores (este nome lê-se com o o aberto: Lavadóres), em Canidelo, Vila Nova de Gaia. Durante a minha infância e adolescência, eu fazia praia alternadamente, ano sim, ano não, em Lavadores e em Espinho, mas a praia de que eu gostava mais era a de Lavadores. Enquanto as músicas de verão que se ouviam em Espinho eram predominantemente italianas (de Domenico Modugno, Marino Marini, etc.), as que se ouviam em Lavadores eram sobretudo dos conjuntos de António Mafra e de Maria Albertina.


Barbara Anne, por The Beach Boys


Lollipop, por The Chordettes


Itsy Bitsy Teeny Weenie Yellow Polka Dot Bikini, por Brian Hyland


Tintarella di Luna, por Mina


Sete e Pico, pelo Conjunto de António Mafra

Comentários: 0

Enviar um comentário