28 agosto 2012

Soldado Universal


Universal Soldier, pela cantora e autora índia do Canadá Buffy Sainte-Marie

Tradução da letra:

Ele tem 1 metro e 58 e tem 1 metro e 95. (1)
Ele luta com mísseis e com espadas.
Já fez 31 anos e só tem 17, (2)
Mas tem sido soldado desde há mil anos.

Ele é um católico, um hindu, um ateu, um jainista,
Um budista e um batista e um judeu.
E sabe que não deve matar
E sabe que sempre o fará.
Matar-te-á por mim, meu amigo, e a mim por ti.

Ele luta pelo Canadá,
Luta pela França,
Luta pelos Estados Unidos,
E luta pela Rússia,
E luta pelo Japão.
E pensa que deste modo porá fim à guerra.

E luta pela Democracia,
Luta pelos Vermelhos,
E diz que é pela paz para todos.
Ele é aquele que tem que decidir
Quem deve viver e quem deve morrer
E nunca vê aquilo que é evidente.

Sem ele,
Como é que Hitler o poderia condenar em Dachau?
Sem ele, César teria ficado sozinho.
Ele é aquele que dá o seu corpo
Como arma para uma guerra
E sem ele toda esta mortandade não poderia continuar.

Ele é o soldado universal e na verdade ele é culpado,
Mas as suas ordens já não vêm de cima.
Elas vêm dele e de vós e de mim
E, meus irmãos, não vedes
Que isto não é maneira de acabar com a guerra?

Notas:
(1) - Estatura mínima e máxima que um soldado deveria ter em 1961.
(2) - Idade máxima e mínima de um soldado na década de 60.

Comentários: 0

Enviar um comentário